quinta-feira, julho 25, 2013

Doenças de Pele



O preconceito sofrido por quem tem alguma doença de pele, apesar da quantidade de informação hoje em dia, ainda é muito grande e acaba prejudicando a qualidade de vida dessas pessoas. Pena, nojo e tristeza, são sentimentos comuns em relação ao doente. A psoríase, por exemplo, é mais frequente do que se imagina, mas ainda é muito desconhecida. Outra enfermidade que afeta a pele e os nervos é a hanseníase, também conhecida como lepra. E ao contrário do que alguns pensam, tem cura. Porém, quando não é tratada pode causar deformidades e ser transmitida por meio das vias aéreas. Tem também o vitiligo, que é uma doença caracterizada pela ausência de melanina na pele e apresenta manchas brancas em diversas áreas do corpo. O que todas têm em comum é o fato de serem visíveis e completamente expostas. As pessoas, que enfrentam esse drama, acabam se isolando porque atraem inúmeros olhares curiosos e preconceituosos. O que poucos sabem é que talvez, o difícil mesmo, seja combater o preconceito. Causas, consequências, tratamentos, tudo sobre as doenças de pele que estigmatizam, é o tema do Sobre Todas as Coisas na próxima segunda-feira, 29/07, às 20h, na TV Brasil Central.


quinta-feira, julho 18, 2013

Consumismo

Imagem:waldomironeto.blogspot.com.br

Não é à toa que o universo contemporâneo é conhecido como a sociedade de consumo. Tudo gira em torno do ter, possuir e adquirir. O indivíduo, muitas vezes compulsivo, é levado a comprar de forma ilimitada e sem necessidade. As pessoas são influenciadas, excessivamente, pela mídia, o que é comum em um sistema dominado pelas preocupações de ordem material, na qual os apelos do capitalismo falam mais alto. O curioso é que esta compulsão por comprar está diretamente ligada ao prazer, à sensação de satisfação. Quem nunca se sentiu extremamente satisfeito e até comemorou a aquisição de um novo bem? Seja impulsionado por um forte desejo ou pela real necessidade daquela compra. O fato é que o mercado está cada vez mais apto a atrair novos consumidores. As diversas formas de pagamento facilitaram a vida do cidadão, independente de classe financeira. Essa realidade pertence à sociedade de modo geral. Os motivos que levam alguém a comprar são inúmeros. Até que ponto isso pode prejudicar a vida das pessoas? E a situação de quem não consegue manter o nome limpo? Que sociedade é essa onde ter, é mais importante do que ser? Consumismo é o tema do Sobre Todas as Coisas, na próxima segunda-feira, 22/07, às 20h, na TV Brasil Central
quinta-feira, julho 11, 2013

Separação

http://www.alcaine.com.br
Talvez a convivência humana seja o maior desafio do mundo. Uma relação saudável sempre será uma via de mão dupla. E isso vale para os povos de todas as raças e crenças. Muitas vezes é difícil conviver com os próprios familiares consanguíneos. Os conflitos e a falta de afinidade podem começar dentro de casa, o que, aliás, é comum e muito normal, desde que as diferenças sejam resolvidas e respeitadas. Porém, a situação pode ficar realmente insustentável quando se trata da vida a dois. Dois seres com criação, costumes e manias diferentes que decidem viver sob o mesmo teto. Pesquisas mostram que o número de divórcios tem aumentado a cada ano no Brasil. As pessoas estão mais independentes e desapegadas. Nos dias atuais, quase todos parecem menos tolerantes e menos dispostos aos desgastes de uma relação. Há quem diga que separar-se é muito mais difícil do que casar-se. Mas o que leva duas pessoas a desistirem de um casamento de muitos anos? E aqueles que se casam e separam com poucos meses de união? Para os casais com filhos, o processo se torna ainda mais doloroso. O que muda? E como ficam os filhos? O que é de quem e quem tem direito a quê? Separação é o tema do Sobre Todas as Coisas da próxima segunda-feira, 15/07, às 20h, na TV Brasil Central.
quinta-feira, julho 04, 2013

Poder das redes sociais

http://minilua.com/poder-das-redes-sociais/

O advento da internet chegou e permitiu democratizar a comunicação. O público também produz a própria informação. As redes sociais se tornaram uma importante ferramenta, e por meio delas é possível tratar diversos assuntos.  Nas últimas semanas, a notável indignação do povo brasileiro, deixou de ser apenas “hashtag” e tomou forma e força nas ruas. Acredita-se que o estopim das manifestações pelo Brasil se deu por meio das redes sociais na internet. O brasileiro finalmente percebeu que pode usá-las como instrumento político. Hoje é relativamente fácil e rápido reunir milhares de pessoas em um determinado local para lutar por um objetivo comum, como vem acontecendo com tanta insatisfação política. Na internet todo mundo tem vez e voz e por isso se torna um espaço totalmente democrático. A influência das mídias. O poder das redes sociais é o tema do Sobre Todas as Coisas, na próxima segunda-feira, 08/07, às 20h, na TV Brasil Central. Não perca, participe!