quarta-feira, março 27, 2013

Dia da mentira

                                               Imagem:r7.com


1º de abril foi instituído “dia da mentira” no fim do século 16, com a adoção na Europa do calendário gregoriano. Desde então, o início do ano passou a ser em 1º de janeiro e não como era antes, no começo de abril. Esta confusão de datas suscitou as brincadeiras sobre mentiras e trotes. Uma delas na época era o anúncio de casamentos falsos para esta data. Aproveitando a ocasião, o Sobre Todas as Coisas vai discutir a mentira nossa de cada dia, ou melhor, “quem nunca mentiu que atire a primeira pedra”. Mentir é natural? Faz parte do ser humano? Quais as diferenças entre mentiras e inverdades? Para estudiosos, quando a pessoa mente para si mesma corre o risco de viver só de ilusões. Como reconhecer um mentiroso e desmascará-lo? Dizem que os brasileiros mentem sem qualquer cautela, alguns conseguem mentir dentro de outra mentira. Como a psicologia analisa este tipo de atitude? A mentira piedosa é perdoável? Qual é a utilidade da mentira para a literatura e o humor? Tudo isso no programa desta segunda-feira, 1º de abril, a partir das 20 horas. Não é brincadeira não! É verdade! Participe!
quinta-feira, março 21, 2013

Inclusão Cultural

Cultura é todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes, os hábitos e as capacidades que o homem adquire, por ser membro da sociedade. Esta é uma das várias definições que existem para a palavra cultura e, dentro deste complexo, é a arte que mais se alia ao conceito de manifestação cultural. No Sobre Todas as Coisas desta segunda-feira, vamos  falar sobre Inclusão Cultural e ainda  sobre o gosto do goiano pela cultura. Esta é a forma que encontramos para fazer uma homenagem ao dia do circo e do teatro - expressões autênticas de arte -  27 de março.  Quem são os principais fomentadores da Cultura em Goiás e como o público recebe estes projetos. O goiano gosta e prestigia as atividades culturais relativas à música, ao cinema, ao teatro, às artes plásticas? Como definir  a identidade cultural do povo goiano? Quem subsidia as iniciativas artísticas e culturais?Vamos conversar com especialistas e protagonistas sobre estas e outras questões correlatas à cultura. Não perca! Nesta segunda-feira, 25 de março, a partir das 20h, aqui na TV Brasil Central!
sexta-feira, março 15, 2013

MEDO DE DIRIGIR


Dirigir exige habilidades. Uma delas, por exemplo, é saber controlar o carro na pista enquanto modifica as marchas do motor. É verdade que, o condutor deve ainda zelar pelos pedestres e veículos menores. Mas, quem vivencia o trânsito sabe que muitas regras são desrespeitadas e as conseqüências podem ser até a morte de inocentes ou mesmo a invalidez. Muitos são aqueles que sofrem com o medo de dirigir. Sem motivos? Certamente não. Situação comum também a quem foi vítima de um grave acidente de carro. Mas, como enfrentar o medo e adquirir autonomia e coragem para ter mobilidade e romper distâncias? O bom motorista é sempre aquele que tem a confiança como principal aliada? Nesta segunda-feira, 18 de março, às oito horas da noite, ao vivo pela TBC você tem um encontro marcado com o programa Sobre Todas as Coisas, com Susete Amâncio e Sheila Alencastro Veiga. Não perca!!!
quinta-feira, março 07, 2013

Diabetes

http://healthmeup.com

A Federação Internacional de Diabetes estima que, daqui a 20 anos, 380 milhões de pessoas ao redor do mundo enfrentarão a doença, que é uma das mais estudadas nos meios científicos. Novas tecnologias – que vão de bombas de insulina com controle Bluetooth a medidores de glicemia que se conectam à smartphones – têm mostrado que há maneiras mais confortáveis do que as velhas picadas de agulha para controlar o diabetes, cujo tratamento dura a vida toda. Os novos equipamentos foram apresentados no ano passado em um congresso sobre controvérsias e consensos dessa doença. Por outro lado, a maioria dos diabéticos não tem acesso a essas novidades. O fato é que a ciência está fechando o cerco ao distúrbio que atormenta mais de 240 milhões de pessoas mundo afora. Células-tronco, vacinas e novos medicamentos abrem perspectivas de colocar um ponto final no tipo 1 da doença e aumentar o controle sobre o tipo 2. Mas, que tratamentos são esses? E, como evitar esta doença, já que está associada ao excesso de peso, sedentarismo e tabagismo? E como o doente e sua família enfrentam este problema? Diabetes é o tema do Programa Sobre Todas as Coisas, na próxima segunda-feira, 11/03, às 20h, na TV Brasil Central.