quinta-feira, julho 04, 2013

Poder das redes sociais

http://minilua.com/poder-das-redes-sociais/

O advento da internet chegou e permitiu democratizar a comunicação. O público também produz a própria informação. As redes sociais se tornaram uma importante ferramenta, e por meio delas é possível tratar diversos assuntos.  Nas últimas semanas, a notável indignação do povo brasileiro, deixou de ser apenas “hashtag” e tomou forma e força nas ruas. Acredita-se que o estopim das manifestações pelo Brasil se deu por meio das redes sociais na internet. O brasileiro finalmente percebeu que pode usá-las como instrumento político. Hoje é relativamente fácil e rápido reunir milhares de pessoas em um determinado local para lutar por um objetivo comum, como vem acontecendo com tanta insatisfação política. Na internet todo mundo tem vez e voz e por isso se torna um espaço totalmente democrático. A influência das mídias. O poder das redes sociais é o tema do Sobre Todas as Coisas, na próxima segunda-feira, 08/07, às 20h, na TV Brasil Central. Não perca, participe!

3 comentários:

Marcos Venâncio disse...

Nossas ferramentas nos moldam...

Unknown disse...

Pensei que não veria a geração facebook nas ruas.

Marcos Venâncio disse...

Ao longo de toda a história humana, observa-se que as novas mídias, na maioria dos casos, não substituíram as mídias anteriores. Cada tipo de meio de comunicação envolve uma diferente experiência e que juntas formam um agregamento de novas formas de se obter informação e conhecimento.

A Internet é um espaço aberto que democratizou não apenas o conhecimento, mas também a troca de ideias. A informação foi ficando cada vez mais próxima de quem a consome e, hoje, não existe mais separação entre eles. Uma nova era da comunicação livre, criando uma nova forma de se relacionar com as pessoas do mundo inteiro.

A Internet é um meio de comunicação que permite, pela primeira vez,
a comunicação de muitos com muitos, num momento escolhido, em escala
global”, afirmação feita por Castells em seu livro “A galáxia da
Internet”.

O ciberespaço é o resultado de uma produção cultural que proporciona a livre circulação de ideias e opiniões. Tem contribuído satisfatoriamente para aproximar pessoas de todo o mundo através de chats, redes sociais, blogs dentre outros.

A ascensão da Internet como meio de comunicação nos últimos tempos vem provocando uma verdadeira revolução no cenário comunicativo mundial e das formas de produção da notícia, com rapidez e conteúdos
veiculadas para o acesso em todo mundo.

O fácil acesso à informação ágil e a instantaneidade fornecidas pela rede causam um universo de notícias e coberturas relâmpagos sobre os mais variados assuntos. Esse poder que a Internet fornece se apresenta completamente disponível à sociedade, qualquer um “pode” ser um comunicador nos dias atuais.

Essa revolução digital chegou e mudou o modo de fazer jornalístico. Essa possibilidade do receptor produzir informação não ameaça o futuro do jornalista, pois é o jornalista que tem a credibilidade, o fato só “se torna real” quando seu conteúdo é visto em uma página jornalística.

Assim, a Internet veio para mudar o modo de fazer informação, não significa o fim
dos veículos tradicionais, e sim para acrescentar novas maneiras de se ter e receber notícia.

Postar um comentário