quinta-feira, janeiro 26, 2012

Jeitinho brasileiro ou malandragem?

                                                      Imagem: betaolemela.blogspot.com
Já virou senso comum dizer que o brasileiro quer levar vantagem em tudo, a famosa lei de Gérson. Esse comportamento está presente na hora de tentar furar uma fila, quando se pede favores políticos ou se oferece propina para tirar a CNH, dar carteiradas diante de uma multa, vender e comprar produtos piratas...
No dicionário o jeitinho brasileiro se refere a soluções que driblam normas ou que criam artifícios de validade ética duvidável.
Engana-se quem pensa que esse comportamento é típico dos nativos desse país. Em outras culturas ele também está presente, como no México cuja expressão é ‘la mordida’, no Peru ‘la salida’, nos Estados Unidos é ‘pay off’, e, por aí vai.
Mas, afinal de contas qual é o perfil daquelas pessoas que gostam de levar vantagem em tudo? Burlar a lei, as regras sociais, culturais e religiosas fazem parte mesmo da cultura brasileira? Qual é o papel da família e das escolas nessa questão?   Jeitinho brasileiro é esperteza, malandragem ou uma forma de se dar bem na vida?
Tudo isso e muito mais no Sobre Todas as Coisas da próxima segunda-feira, 30, às 20h na TV Brasil Central.

Contamos com sua participação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário